Como Meditar | Aprenda Como Meditar em 3 Passos

E aí senhores, Bruno Giglio da Social Arts e hoje eu quero falar sobre como meditar. Mas antes disso eu vou contar um pouco da minha história.

Um belo dia em 2006 eu estava indo para uma entrevista de emprego no Rio de Janeiro. Não era a minha primeira entrevista, na verdade eu já tinha passado por inúmeras entrevistas, eu já tinha trabalhado em algumas empresas, então uma entrevista a mais não deveria ser novidade para mim. E de repente quando o ônibus no qual eu estava passou por um túnel eu comecei a ter uma sensação de medo absurda, minha mente ficou acelerada ao infinito, eu não conseguia colocar os pensamentos em ordem, minhas mãos começaram a suar… Minha respiração ficou toda esquisita, eu senti meio que uma falta de ar. Aos poucos a sensação foi passando e na hora eu não entendi muito bem o que tinha acontecido, mas logo eu percebi que o que eu tive foi uma crise de ansiedade.

Nessa época eu tinha 26 anos, e trabalhava com TI, que definitivamente não era um grande prazer na minha vida. Fora isso eu dormia pouco, na maioria dos dias menos de 6h e nessa época eu não estava indo para a academia treinar. Eu passava as semanas esperando o fim de semana chegar para eu me ver livre do trabalho que eu não gostava. E quando o fim de semana chegava eu simplesmente não conseguia relaxar por que eu já ficava ansioso pela 2ª feira que ia chegar e começar a rotina odiável do trabalho de novo. Eu até tinha uma namorada de quem eu gostava bastante na época, nosso relacionamento era bem saudável, então pelo menos essa área da minha vida me deixava feliz.

Bom, as crises foram se tornando cada vez mais frequentes, na verdade só o medo de ter uma crise as vezes já era suficiente para desencadear o processo, até que um belo dia eu passei praticamente um dia inteiro sem conseguir comer. Eu sentia um aperto no peito, e eu simplesmente não consegui engolir nada de tão ansioso que eu estava. Nessa hora eu percebi que a coisa era mais séria do que eu podia imaginar, mas ao mesmo tempo eu tinha medo de começar uma terapia e ficar dependente de remédio. E bom, depois de pesquisar um bocado na internet eu resolvi entrar para a yoga e meditar.

Então todo dia eu fazia aula de yoga e meditava. Até fim de semana quando não tinha aula de yoga eu já tinha decorado as posturas e fazia sozinho em casa. Bom, eu não cheguei a fazer terapia, então eu literalmente segurei a onda fazendo yoga e meditando. Óbvio que ter ido para a Itália morar por um tempo fez uma grande diferença, mas eu só descobri muito depois que viajar é uma das melhores terapias que você pode fazer.

Mas enfim, a meditação teve um papel fundamental naquele momento e continua tendo um grande papel na minha vida até hoje. Há um mês eu voltei a meditar diariamente por 20 minutos e eu já estou sentindo uma grande diferença na forma como eu lido com problemas do trabalho, ou outras coisas chatas da vida.

Bom, se vocês fizerem uma pesquisa básica vocês vão saber que meditação faz bem para uma série de aspectos na sua vida, é bom para sua pressão arterial, aumenta sua imunidade, melhora o seu foco e literalmente é uma musculação pro cérebro. As pessoas que meditam com frequência tem a área do cérebro associada ao stress, preocupação e etc menor do que as pessoas que não meditam. E não é preciso anos de meditação para você sentir esses efeitos. Em coisa de 2 meses você já começa a sentir os benefícios.

Outro aspecto excelente da meditação é que ela te ajuda se manter mais calmo durante o dia. Se você é daquele tipo de cara que pega uma fila e já reclama, fica nervoso e ansioso, já pega o celular para passar o tempo, eu também era assim. Hoje eu paro ao invés de pegar o celular eu me concentro na minha respiração, no ar entrando e saindo dos pulmões e ao invés de reclamar da vida eu tiro alguns momentos para acalmar um pouco a mente. Eu não to dizendo que do nada você vai virar o Dalai Lama, mas certamente você vai se estressar menos no seu dia-a-dia

Agora, pro pessoal que é cético, que não segue religião nenhuma, pode ficar despreocupado. Não tem nada de mágico, não tem nada de místico ou esotérico. Meditação é simplesmente um exercício pro cérebro. Você se desliga das preocupações do passado ou das ansiedades do futuro e só mantém o foco no agora. É o que algumas pessoas chamam do Poder do Agora, existe até um livro sobre isso. Você está focado no momento presente, e é isso.

E claro, hoje em dia isso não é uma prática associada somente ao pessoal que curte esoterismo, as forças armadas de vários países usam a meditação como parte do treinamento, vários empreendedores de alta performance, atletas olímpicos, cientistas, enfim

Agora, vamos a parte prática. Você não precisa começar meditando 20 minutos por dia, você pode começar com 5 ou 10 minutos, e ir aumentando um minuto a cada semana até chegar a 20 minutos. Vamos lá então, para você começar a meditar você só precisa seguir 3 passos.

1) Sentar com as costas retas e os olhos fechados.
Você não precisa sentar daquele jeito de pernas cruzadas, pode ser numa cadeira comum mesmo.

2) Mantenha o foco na sensação do ar entrando e saindo dos seus pulmões.
Tem gente que foca na sensação do ar passando pelo nariz, ou você pode focar na sensação no peito ou na barriga. Você só precisa sentir o ar entrando e saindo de você. Com certeza em menos de 5 segundos você vai começar a pensar em várias outras coisas, o projeto atrasado, o que você vai comer no almoço, por que você discutiu com sua namorada.

3) Não se condene por que sua mente não pára quieta, a terceira parte é justamente você trazer sua atenção de volta para a respiração.
A grande sacada está nessa prática, de perceber quando você se perde nos seus pensamentos e voltar a prestar atenção na sua respiração. E sempre que vier um pensamento você volta para a respiração. Cada vez que você faz isso é como se fosse uma repetição de um exercício na academia.

Senhores, eu não sou um professor qualificado de meditação, então se vocês quiserem pesquisar mais eu super recomendo. Meditação não é um hábito que vai resolver todos os problemas da sua vida, mas com certeza você vai perceber uma melhora significativa em inúmeros aspectos, saúde, concentração, seu humor durante o dia e claro, sua produtividade. Se vocês quiserem saber um pouco mais sobre como a meditação pode ajudar a vida de vocês eu recomendo o livro “10% Mais Feliz” do Dan Harris. É um livro bem leve, que conta a história de um jornalista e como ele se envolveu com a meditação e certamente vocês vão gostar.

Por hoje a gente vai ficar por aqui. Um abraço e até a próxima.


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