Como Criar um Novo Hábito

E aí senhores, Alguma vez já aconteceu de você tentar criar um hábito novo e não conseguir manter esse hábito nem por uma semana? Certeza que sim né?

Muitas vezes quando você quer criar um hábito novo, você acaba cometendo o erro de querer começar se dedicando demais a esse hábito. Mas na verdade, as grandes coisas que a gente acaba realizando na vida são feitas todo o dia mas em pequenas etapas. E aí entra esse conceito de Mini Hábitos. Existe um livro chamado Mini Hábitos do Stephen Guise que fala exatamente disso.

Por exemplo, semana passada eu falei em meditação, então vamos dizer que você tenha decidido começar a meditar todos os dias. E aí você pensou em começar a meditar 20 minutos todo dia. Mas na verdade na maioria dos dias você nem chegou a meditar, que dirá 20 minutos… E aí de repente em um dia, talvez no fim de semana, você quis compensar os dias que você deixou de meditar, então você resolveu meditar de manhã, à tarde e à noite. Óbvio que isso não deu certo. E talvez você até tenha ficado estressado por que você não conseguiu meditar.

Agora, e se você facilitasse muito as coisas para você? E se ao invés de meditar durante 20 minutos, você definisse uma meta de 5 minutos todo dia? Dessa forma você está facilitando tanto o processo, que mesmo em um dia muito ocupado você pode parar 5 minutos e fazer a sua meditação. E o resultado disso é que definindo uma meta menor, ao invés de ficar estressado por que você não meditou, você cumpriu o seu objetivo, você meditou 5 minutos todo dia.

A partir da segunda semana você pode aumentar em 1 ou 2 minutos cada meditação. Até chegar uma semana em que você esteja meditando 10 minutos todo dia. Isso acontece por que você vai aos poucos desenvolvendo o hábito de meditar todo dia, mesmo que você tenha começado só com 5 minutos. Quando você quer criar um novo hábito, o fator mais importante é fazer dele uma atividade diária, não importa muito quanto tempo você investe nele. O que vai fazer essa atividade se tornar um hábito é a consistência, e não a duração. E claro, uma vez que você esteja se habituando a fazer essa atividade, você pode começar a aumentar o tempo da duração.

Agora, qual é a grande sacada dos Mini Hábitos? A questão é a seguinte, a nossa força de vontade é uma coisa muito limitada. Então sempre que a gente tenta fazer algo novo ou mudar a nossa rotina, o nosso comportamento, a gente tem que fazer um esforço muito grande. Se você lembra da aula de física você sabe o que é a Inércia, um corpo parado tende a ficar parado, enquanto um corpo em movimento tende a continuar em movimento. E nesse aspecto nosso cérebro funciona da mesma forma, ele tá lá quieto e não quer que você mude. Ele naturalmente cria resistência a qualquer mudança que você queria fazer no seu comportamento. Agora, se você começa a mudar em passos tão pequenos a ponto da resistência ser mínima, é bem fácil começar, dar esse passo inicial.

Outro aspecto é o efeito composto de você executar aquela tarefa todo dia. Ao longo das semanas você vai se habituando a executar aquela tarefa todo dia, e chega um ponto em que realmente começa a ficar difícil não fazer essa tarefa. Você acaba realmente fazendo por hábito. Por exemplo, eu há mais de um ano comecei a treinar de segunda a segunda, eu não descanso nem domingo, nem que seja para dar uma corrida e suar um pouco. Não é uma questão de eu estar com vontade de treinar domingo, simplesmente é um hábito. Eu acordo, como alguma coisa, troco de roupa e já vou treinar, é tipo piloto automático.

Outro aspecto importante é que você começa a se SENTIR melhor. Conforme você vai executando a sua tarefa todo dia, você vai ficando cada vez mais motivado por que você está atingindo seu objetivo de fazer daquilo um hábito diário. E isso funciona tipo uma retroalimentação. Quando você finaliza sua tarefa você se sente bem e fica motivado, e essa motivação te ajuda a continuar o hábito. Você pensa, “ah, 5 minutos de meditação foi mole, eu vou fazer mais 5” e isso vira tipo uma bola de neve.

Então agora eu vou te passar um esquema para você implementar um Mini Hábito na sua vida.

1) Qualquer que seja o seu objetivo, você tem que começar fazendo dele algo de pequena duração ou esforço.
Por exemplo, se você quer começar a correr ou ir para academia, você não precisa começar com 45 minutos ou uma hora. Você pode começar tranquilamente com 15 minutos todo dia e ir aumentando ao longo das semanas. A ideia aqui é você fazer da tarefa uma coisa tão pequena, que não tem como você deixar de fazer

2) Tenha calma
Você não precisa começar por exemplo lendo 10 minutos por dia e já na primeira semana querer aumentar 5 minutos de leitura a cada dia. Leva essa primeira semana lendo 10 minutos de boa, e aumente só na segunda semana, de repente nem aumente 5 minutos, aumente em 2 minutos. Como eu falei anteriormente, o importante na criação de um novo hábito não é a duração, e sim manter a consistência.

3) Faça Todo Dia
Não interessa se está chovendo, se o seu irmão que mora em outro país veio te visitar, se você quebrou a unha. A menos que você esteja doente ou fisicamente incapacitado, dá um jeito de fazer TODO DIA. Por isso é extremamente importante você estabelecer essa meta como algo bem fácil. Você tem que fazer TODO SANTO DIA.


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